
JOAQUIM FERREIRA CHAVES , natural de Recife-PE,nascido a 15 de outubro de 1852 e faleceu no Rio de Janeiro, a 12 de março de 1937, desembargador Ferreira Chaves
PRIMEIRO GOVERNADOR ELEITO PELO POVO POTIGUAR , eleito em 14 de junho de 1895 - Ele foi o primeiro governador do Rio Grande do Norte eleito pelo povo através do voto em aberto, conhecido como “voto de bico de pena”, graças ao qual as oligarquias dominantes se perpetuavam no poder. Ferreira Chaves obteve 10.342 votos, contra 705 do opositor José Moreira Brandão Catelo Branco (Goianinha-RN, 04/09/1828 – Natal, 16/07/1895) Ferreira Chaves, logo ao chegar ao Rio Grande do Norte, ingressou na magistratura, tendo trabalhado em diversas comarcas do interior do Estado. Conheceu os Albuquerque Maranhão, principalmente Pedro Velho, a quem se ligou politicamente com extrema fidelidade, o que lhe rendeu dois mandatos de governador do Estado. Por sugestão do amigo e protetor, Ferreira Chaves modificou a Constituição do Estado, reduzindo, de 35 para 25 anos, a idade mínima para o cidadão ser candidato ao governo do Estado. A medida sugerida por Pedro Velho caía como uma luva no figurino de Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, irmão de Pedro Velho, que viria a ser sucessor de Ferreira Chaves. Este foi, ainda, ministro da Marinha e da Justiça no governo Epitácio Pessoa.
Ao terminar seu primeiro mandato, elegeu-se senador através de uma jogada política. Pôs um candidato “laranja” ao Senado, Francisco Rocha Fagundes, conhecido como “Chico Gordo”. Meses depois, este renunciava ao mandato, como a oposição denunciara, e, logo depois, o ex-governador Ferreira Chaves era eleito para o Senado da República. Antes de concluir o governo, dotou Natal da iluminação de gás acetileno. Em seu segundo governo, dentre outras obras, como escolas, açudes e estradas, construiu a residência oficial, à qual deu o nome de “Vila Cincinato” em homenagem ao neto, Cincinato Galvão Ferreira Chaves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário